sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As Leis da Arquitetura


LEI DO DO LOTE ESTREITO.

Em todos os lotes falta um metro de largura.


LEI DO TOPÓGRAFO

Dois levantamentos topográficos de um lote nunca são iguais.

Corolário: Se existe um só levantamento este é confiável. Se existem dois...Nenhum é confiável.


LEI DO BI-PROJETO

O cliente que necessita ampliar a garagem e construir um grande edifício, somente construirá a garagem.


LEI DO CARTOON

Se um cliente chama "desenhinho" ao anteprojeto, ele não vai querer pagá-lo.


LEI DA CERÂMICA

Nenhuma cerâmica de 20 x 20 mede 20 x 20.


LEI DO CAMINHÃO

Sempre que se vai verificar uma entrega de materiais, dirão que "o caminhão já saiu para entregar"


LEI DO "NINGUÉM SABE"

O cliente nunca sabe o que quer. O arquiteto tampouco sabe o que quer o cliente.

O cliente nunca entende o que quer o arquiteto.

Corolário: O projeto nunca reflete o que quer o arquiteto, nem o que quer o cliente.


LEI DA BUSCA

Não importa que seu projeto fique em um local escondido; se for um mau projeto, todos irão encontrá-lo



LEI DO VIZINHO

Se no lote vizinho existe um edifício de "N" pavimentos, no seu terreno será permitido "N - 2".

Se seu edifício tem "N" pavimentos, seu vizinho poderá construir "N + 2"



LEI DO PRONTO

Se um cliente solicita uma modificação de projeto, diga que é impossível realizar: depois estude o caso.



LEI DO TEMPO A FAVOR

Demore a realizar o detalhamento e não será preciso fazê-lo.



LEI DO EGO

Se quer um bom projeto, utilize o material adequado.

Se quiser que seja publicado, use tijolos de vidro.



LEI DO ELETRODOMÉSTICO

Todas as máquinas de lavar pratos são 5 cm maiores.



LEI DO TEMPO

A temporada de chuvas começa no dia em que se iniciam as escavações.



LEI DO MAL

Não importa a causa: se algo sai mal no projeto o responsável será o arquiteto.



LEI DO AQUECEDOR

Para acomodar um simples aquecedor um closet deverá ser sacrificado.



LEI DA SATISFAÇÃO APARENTE

Se um cliente fica satisfeito:

a) Não entendeu o projeto.

b) Não pagou o projeto.

c) O arquiteto se enganou.



LEI DA TOLERÂNCIA

"Modulação" é um sistema milimétrico para que os elementos fiquem mais ou menos parecidos.



LEI DA EMPREGADA DOMÉSTICA

Se o quarto de empregada está projetado para que caiba uma empregada, o apartamento é velho.

Se a empregada não cabe no quarto, o apartamento é novo.



LEI DO CLIENTE x ARQUITETO

O cliente é um arquiteto que não sabe desenhar.

Quanto mais caro o projeto, mais arquiteto é o cliente e mais desenhista é o arquiteto.



LEI DO MESTRE DE OBRAS

Os ângulos retos não existem.



LEI DO OLHÔMETRO

Um orçamento nunca é cumprido.

Corolário: se um orçamento é cumprido, alguém cometeu um erro.



LEI DA MANTA ASFÁLTICA

Se uma cobertura não tem goteiras, ...tenha paciência.



LEI DA FALSA ENTREGA

Se o carpinteiro chegou a tempo com os móveis, ele se enganou de obra.



LEI DA OFERTA

Se um tapete está em oferta:

a) É rosa com verde e lilás

b) Tem 2m² a menos de que é necessário.

c) Já foi vendido.



LEI DO "FICOU"

Nas obras, as coisas não são feitas: elas ficam.

Exemplo: "Ficou torcido", "Ficou curto", "Ficou torto"...



LEI DO CLIENTE FIXO

Se um apartamento foi construído em um local adequado, de tamanho adequado e a um preço adequado:

a) O comprador que gosta do local e do tamanho, não tem dinheiro.

b) O comprador que gosta do local e do preço, acha tudo pequeno.

c) O comprador que gosta do tamanho e do preço, não gosta do local.

d) O comprador que gosta do tamanho, do preço e do local... é você.



LEI DO ÚLTIMO ESTRAGA

O último a executar qualquer serviço em uma obra estraga o serviço do anterior:

o marceneiro estraga a pintura, o pintor estraga o piso, o piso estraga o reboco, e assim por diante



LEI DO INEVITÁVEL

Sempre o último parafuso a ser colocado arrebentará um cano de água.


TAMBÉM SERVE PARA ENGENHEIRO.....

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